11 agosto 2015

Maze Runner: Prova de fogo


O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

Atenção! Contém Spoilers sobre o livro anterior

 

 O livro se inicia logo após os acontecimentos do livro anterior. Os Clareanos enfim foram resgatados mas parece que estão longe de um final feliz. E parece que ficar presos num labirinto pode não ter sido tão ruim assim agora que precisam encarar um deserto escaldante e pessoas loucas que se denominam Cranks. E tem o Fulgor, uma doença que eles pouco sabem o que realmente é.
Se no livro anterior percebemos que os Clareanos são meros peões que geram estatísticas para as pesquisas do CRUEL aqui percebemos o quão controlada é a vida dos garotos. É impossível saber até que ponto os acontecimentos do livro é previsto pelo CRUEL.


Terminei de ler Maze Runner Correr ou Morrer com mais perguntas do que respostas e isso pra mim foi um pouco frustrante. A esperança era que Prova de fogo esclarecesse vários pontos obscuros do primeiro livro mas não é isso o que acontece, na verdade ele fica bem mais misterioso.
Li Prova de fogo com muito mais entusiasmo do que Correr ou Morrer. Vi muita gente dizendo que gostaram mais do primeiro mas pra mim foi justamente o contrário. Gostei mais de Prova de Fogo, que trouxe mais personagens e mais desafios ao protagonista, e acho que gostei mais do fato de ser dada uma missão aos Clareanos e, além disso, há um prazo. As ações deles parecem menos aleatórias do que no primeiro, apesar de tudo ainda ser bem confuso.

Um ponto negativo do livro é que é difícil se apegar aos demais personagens. Ele é escrito em terceira pessoa mas segue o tempo todo o ponto de vista do Thomas que não é lá muito sociável com os demais Clareanos. Pra ter uma ideia, dos que escaparam do labirinto não sei o nome nem da metade. 

Temos tbm a relação de Thomas e Teresa (eu não gosto dela), se no primeiro eu torcia o nariz toda vez que ela aparecia aqui eu queria bater nela. Pra mim ela só serve pra tentar criar um romance que, sinceramente, não me convence.

Mas a grande pergunta e que espero que seja muito bem respondida no próximo livro é: Como é que vão encontrar a cura do Fulgor com todas essas experiências? Porque eu não vejo conexão nenhuma aí. O Minho também parece não entender...
Esse cara tem mértila na cabeça - sussurrou Minho. - Desde quando escapar de um labirinto absurdo pode salvar a raça humana?

O filme estreia mês que vem e contará com Dylan O'Brien (Thomas), Kaya Scodelario (Teresa), Thomas Brodle-Sangster (Newt) e Ki Hong Lee (Minho) dando continuidade aos seus papéis. Os estreantes são Aidan Gillen (Janson), Giancario Esposito (Jorge), Rosa Salazar (Brenda) e Katherine McNamara (Sonya) que vêm para botar mais lenha na fogueira.

Pra quem ainda não viu o trailer do filme pode conferir aí embaixo.


Agora só resta-me rezar para que "A Cura Mortal" traga boas respostas pra todas essas perguntas.
Ah! Só mais uma coisa... CRUEL é bom!



4 comentários:

  1. Adorei seu blog ! já estou seguindo . sinta-se a vontade para passar no meu e me seguir tambem ( se quiser é claro ) hahah
    bjs

    http://alivepineapple.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei do Post parabéns estou seguindo seu blog se puder seguir o meu www.febredelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu gostei bastante desse segundo livro, assim como do primeiro, mas o desfecho me decepcionou um bocado em alguns aspectos.
    O filme foi a minha maior decepção kkk teve gente que gostou, eu simplesmente odiei (tá, não tanto, mas não gostei nenhum pouco). Quero ver agora Prova de Fogo se vai ser tão ruim quanto o primeiro ou não (espero que não), mas não vou arriscar gastando meu dinheiro no cine n kkk. Depois de Correr ou Morrer não confio mais nas adaptações de Maze Runner.
    Beijos.
    sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o livro mas não gostei do filme!

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Seu comentário é sempre bem-vindo!
Se quiser receber novidades sobre o blog, siga-nos!
E não se esqueça de deixar o seu link para que eu possa visitá-los...
Volte sempre!