31 julho 2015

A garota de papel - Guillaume Musso


Sinopse: A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento. Os dois primeiros volumes de sua trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor. Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de seus romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se tom não voltar a escrever, ela morrerá. Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. O que ele nem desconfia, porém, é que o destino é caprichoso e talvez as coisas não sejam como ele imagina... A garota de papel é uma história de amor que transcende a ficção, uma aventura romântica e bem-humorada que se desenrola no encontro entre o real, o imaginário e o fantástico.

Tom Boyd é um escritor que ficou famoso com seu livro "A companhia dos Anjos". Após um doloroso rompimento com sua namorada, a pianista Aurore Valancourt, ele se afunda em depressão, drogas a ansiolíticos. Pra piorar a situação, seu melhor amigo e agente, Milo Lombardo, fez aplicações de alto risco e perde toda a fortuna de Tom. E assim ele precisa concluir o terceiro volume da trilogia. Mas como se o grande amor da vida dele o abandonou levando consigo toda a sua inspiração?
Sua vida começa a mudar quando uma garota aparece na sua casa dizendo ser Billie Donnely o que é totalmente impossível, já que Billie é um dos personagens do seu livro. Ela diz que caiu do livro por causa de um erro de impressão que deixou o livro com metade das páginas em branco e o único jeito de ajudá-la a voltar é se Tom terminar o próximo livro.

-Então me explique como isso aconteceu, mas fale rápido, pois estou realmente com sono.
-Eu caí.
-Caiu de onde?
-De um livro. Da sua história, caramba!
Juntos eles vão em busca do amor perdido de Tom, mas encontrarão muitas aventuras pelo caminho.

A Garota de Papel é um daqueles livros que escondem em seu interior mais coisas do que podemos ver lendo apenas a sinopse. Por trás da escrita simples, do romance que parece óbvio e esse toque de fantasia existe muito mais história do que você pode imaginar e que eu não posso contar pra não estragar a surpresa. A única coisa que posso dizer é que se você esbarrar nesse livro por aí não deixe de lê-lo por ser pouco conhecido. E espero, de coração, que você tenha uma experiência tão boa quanto eu tive lendo ele.

Guillaume Musso é francês e já escreveu mais de dez livros e, infelizmente, apenas dois foram publicados no Brasil: A Garota de Papel e O Chamado do Anjo. O escritor tem um dom incrível de escrever histórias que a princípio parecem clichês mas com o desenrolar dos fatos acabam tornando-se complexas e surpreendentes.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista do Tom mas os outros personagens também tem sua visão contada em terceira pessoa como Milo e Carole os melhores amigos de Tom.
Quando comecei a ler esse livro pensei que fosse mais um romance de aventura/fantasia do tipo "Coração de tinta" até que o final inesperado me fez ver que o livro se trata de amizade ou, até que ponto um verdadeiro amigo é capaz de ir pra manter o outro em pé, de pessoas que perderam tudo mas continuaram por causa da força de seus amigos. É sobre um menino pobre que criou uma história para ajudar sua amiga quando ela mais precisava fugir da realidade sombria, é sobre um amigo que criou uma realidade fantástica para ajudar um amigo a sair de uma fantasia sombria. É sobre um livro com metade das páginas em branco que rodou o mundo deixando um pedacinho de si em cada um, é sobre pessoas que encontraram um livro com metade das folhas em branco e deixaram um pouquinho de si nas páginas do livro.

E finalmente é sobre uma história de amor entre um escritor e uma personagem de seu livro, uma personagem louca, chata e irritante que devolveu ao escritor o gosto pelas palavras.
Quando fechou o livro, seu coração trepidava. Dessa vez, não era uma esperança, era uma certeza: sua história de amor estava longe de ter terminado. Talvez tivessem vivido apenas o primeiro capítulo, e ela tinha a firme intenção de escrever o segundo com ele!

7 comentários:

  1. Oi Andrea!
    Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante.
    Me lembrou um pouco o filme Ela e talvez por isso não me animei muito a lê-lo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro e o modo como você escreveu sobre ele me deu vontade de saber um pouco mais sobre essa história...


    http://carinapontesss.blogspot.com.br/2015/08/dica-de-livro.html

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro , mas , fiquei bem interessada :)
    O título é bem atrativo :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ai mds eu nunca vi uma historia assim! ushuashu parece ser mtt boa, a sinopse me deu vontade de ler e como tu fez uma resenha positiva sobre me deu mais ainda usaysayas
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Adorei a resenha! Ja li o livro e curti muito! Tenho vontade de conhecer mais do autor, mas infelizmente ainda não é lançado nada aqui :/
    Bjos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro parece ser muito bom! Nunca tinha ouvido falar do autor, mas a premissa da história me deixou curiosa :)
    Seu blog é lindo!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  7. Ai, sou louca pra ler esse livro!! Amei tua resenha!! Já vi filmes com histórias parecidas e <3

    Quero te convidar pra passar lá no Cultura & Donuts, tenho uma parceria diferente para lhe apresentar! Parceria de mim para mim <3
    http://culturaedonuts.blogspot.com.br/
    Espero que goste! Beijocas

    ResponderExcluir

Gostou do post? Seu comentário é sempre bem-vindo!
Se quiser receber novidades sobre o blog, siga-nos!
E não se esqueça de deixar o seu link para que eu possa visitá-los...
Volte sempre!