Pular para o conteúdo principal

A Janela Quebrada - Jeffery Deaver


Quando o primo de de Lincoln Rhyme, com quem ele não fala há anos, é preso por um assassinato que ele jura veementemente não ter cometido, o criminologista concorda em analisar as evidências do caso só para confirmar se a perícia deixou passar algo. Mas o que encontra são provas incontestáveis: sangue, fibras, e-mails, e até a ligação de uma testemunha ocular. O único problema é que tudo está certinho demais. Desconfiado, Rhyme e sua equipe pesquisam alguns casos parecidos e chegam a uma assustadora conclusão: um psicopata com acesso a todo tipo de informação - da marca preferida de roupa ao histórico bancário -, está usando esses dados para escolher suas vítimas, roubá-las, violentá-las e matá-las. Ele também incrimina inocentes por esses crimes, plantando indícios irrefutáveis para a polícia e o júri. Sem ter ideia da identidade do assassino, chamado por eles de Desconhecido 522, Rhyme e Amelia Sachs se deparam com o maior desafio de suas carreiras, um vilão insidioso, obcecado por acumular - de coisa jogadas no lixo a troféus que ele recolhe de suas vítimas. Um homem que sabe usar facas e revólveres, mas cuja principal arma é a informação. E é justamente com esta ferramenta que eles deverão combater o assassino, o que os leva à poderosa Strategic Systems Datacorp e seus trilhões de gigabytes de dados. Passado em três frenéticos dias, A janela quebrada é um dos melhores romances de Deaver e comprova que ele é um mestre no gênero policial, aliando reviravoltas incríveis a fascinantes e bem pesquisados detalhes sobre roubo de identidade, mineração de dados, ameaças à privacidade e, é claro, ciência forense.

Olá Pessoal!!! Voltei... E começo 2016 com um ótimo livro policial. Um dos meus autores favoritos desse gênero é o Jeffery Deaver, criador do personagem Licoln Rhyme. Pra quem não conhece, Rhyme aparece pela primeira vez em "O colecionador de ossos", que até virou filme com Denzel Washington no papel principal e Angelina Jolie como Amelia Sachs.

Em "A Janela Quebrada" estamos diante de mais um crime aparentemente perfeito que vai parar nas mãos de Rhyme após seu primo ser acusado de assassinato. Todas as provas apontam que Arthur Rhyme é culpado e justamente o excesso de provas é que faz Lincoln investigar esse crime a fundo. O que ele desenterra é algo que faz qualquer um pensar sobre o controle que temos sobre as nossas próprias informações.

Deixe-me tentar explicar melhor. O livro trata de bancos de dados de informações pessoais, muitas vezes coletadas com base nos nossos costumes de compra e que são vendidas para empresas que querem atrair mais clientes. Você já parou pra pensar que toda vez que buscamos algum produto pela internet mesmo que não compremos nada as suas preferencias de compra ficam registradas na rede? Que você começa a digitar e aquilo que você quer aparece automaticamente como num passe de mágica? Que você abre seu e-mail com diversas promoções daquele produto e acha tudo muito cômodo e prático? Agora pare pra pensar no rastro de informações que você deixa na rede ao longo de um dia.

É claro que o livro é um pouco mais sensacionalista sobre esse assunto mas se pararmos pra pensar é quase assustador saber que somos monitorados a quase todo momento, saber que alguém possui informações sobre nossos gostos, o que comemos, compramos, onde vamos.

O livro é cheio de reviravoltas que nos fazem roer as unhas de ansiedade. E a visão do criminoso é uma das minhas partes favoritas, Deaver consegue retratar a paranoia, a maldade e violência de forma extremamente impactante. Ele é um mestre em manipular as informações e faz o leitor acreditar que sabe de tudo, que pode descobrir quem é o culpado sendo que nós não sabemos de nada.

E uma última coisa que eu quero falar é: Pelo amor de Deus, será que poderiam publicar a série completa do Lincoln Rhyme? Não me conformo como as editoras lançam livros aleatórios, principalmente de livros policiais. É irritante, frustante, dá vontade de chorar quando isso acontece. Pronto desabafei!!!

E aí pessoal!!! Já conhecem esse livro ou a série? Já ouviram falar ou querem ler? Contem pra mim aí nos comentários... Bjus.







Comentários

  1. Gostei da resenha.Fiquei curiosa para saber o que vai acontecer,ehehehe.


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do post? Seu comentário é sempre bem-vindo!
Se quiser receber novidades sobre o blog, siga-nos!
E não se esqueça de deixar o seu link para que eu possa visitá-los...
Volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Livros que viraram séries

Sinopse: Quando uma guerra nuclear destruiu a civilização e o planeta Terra, os únicos sobreviventes foram 400 pessoas que estavam em 12 estações espaciais em órbita. 97 anos e três gerações depois, a população já contava com 4 mil pessoas, mas os recursos já vão escassos. Para garantir o futuro, um grupo de cem jovens é enviado à superfície da Terra para descobrir se ela está habitável. Com a sobrevivência da raça humana em suas mãos, estes jovens precisam superar suas diferenças e unir forças para cruzar juntos o seu caminho. Elenco: Eliza Taylor, Paige Turco, Bobby Morley, Thomas McDonell Nº de Temporadas: 2 Primeiras impressões: Assisti aos primeiros episódios depois de ter lido o livro escrito pela Kass Morgan e achei que eles possuem bastante diferenças. A série tem aspectos mais violentos e cruéis do que o livro, ela parte pro lado de adolescentes delinquentes totalmente sem regras num planeta hostil. Paralelo a isso temos uma nave vivendo em órbita da Terra com recur...

Vida e Morte - Stephenie Meyer

O clássico de Stephenie Meyer revisitado 10 anos depois. Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que autora inverte o gênero dos principais personagens. Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis. “Fico maravilhada que já se tenham passado 10 anos da primeira edição de Crepúsculo”, cometa a autora Stephenie Meyer. “Para mim, esse aniversário é uma comemoração dos fãs, ...

A cidade perdida - Força Sigma 1 - James Rollins

Uma estranha explosão no Museu Britânico desencadeia uma perigosa corrida a uma fonte de energia brutal que se encontra bem enterrada nas areias da História. Painter Crowe é agente da Força Sigma, um braço secreto do Departamento de Defesa que tem como função manter descobertas científicas perigosas longe das mãos dos inimigos. Quando um objeto ancestral aponta para a lendária "Atlântida das Areias", Painter tem de percorrer o globo em busca da Cidade Perdida… e de uma força destruidora que está para além da imaginação. Mas Painter não está sozinho na corrida. Um grupo de mercenários implacáveis, liderados por um antigo amigo e aliado seu, também está determinado a reclamar o prémio e destruirá seja quem for que se atravesse no seu caminho. Um livro cheio de ação, onde a história da Antiguidade e a ciência de ponta se aliam para salvar o mundo da destruição total. Vou explicar como funciona a ordem cronológica desta série. Este é o primeiro volume da série Força Sigma, qu...