11 setembro 2015

O Sumiço de Beatriz - Carolina Matsuo


Sinopse
Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.
Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.
Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para
encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.
Imagina um livro em que um cientista com a ajuda de uma estilista criam uma arma perfeita para espionagem. É claro que pessoas muito poderosas iriam querer colocar suas mãos nela não é? E se você soubesse que sua melhor amiga estava envolvida nesse projeto e precisa de ajuda. Ela marca um encontro mas antes que consiga dizer mais que algumas palavras que façam sentido simplesmente desaparece do mapa. O que você faria? Tentaria achar as respostas a qualquer custo ou esqueceria e seguiria sua vida? Tomaz não tem dúvida nenhuma quanto a essa questão: ele precisa encontrar Beatriz de qualquer jeito.

O Sumiço de Beatriz é uma obra independente da escritora Carolina Matsuo. O livro é escrito em terceira pessoa e acompanha os pontos de vista de diversos personagens. E se, por um lado isso é bom porque temos uma visão mais ampla da história, por outro às vezes ficava perdida com a mudança repentina do ponto de vista. Teve momentos em que a autora inseriu a narração em primeira pessoa o que deixou a leitura um pouco mais dinâmica.

O enredo foi muito bem pensado, é original e a autora conduziu bem a história, no entanto, eu não consegui me apegar muito aos personagens. Gostei bastante do Tomaz, acho que todo mundo deveria ter um amigo fiel igual a ele, no entanto, não posso dizer o mesmo da Beatriz. Não dá pra explicar muito o porquê sem revelar um dos grandes segredos do livro (e eu acabei descobrindo uma parte dele logo no começo) resumindo, eu não gostei das atitudes que ela tomou.

Gostei muito da parte das intrigas, que envolveram muitos grupos e organizações. Foi tudo bem amarrado e sem pontas soltas. Os temas políticos também são muito bem abordados e convincentes. Quanto ao tema científico, achei que ele foi deixado de lado e acabou ganhando espaço no finalzinho do livro e , embora esperasse que ele tivesse uma parte um pouco maior, ainda sim fiquei satisfeita com o assunto.

Uma coisa que me incomodou foi o uso de várias onomatopeias como: cof, cof; trim, trim; foom foooom. Eu, particularmente, não sou muito fã desse recurso e achei que ele deu uma quebrada no ritmo do livro que poderia ter ficado mais intenso caso a autora usasse frases descritivas no lugar das onomatopeias. Ainda quanto à gramatica, achei que há muitas reticências durante os diálogos além de muitos pontos de exclamação que não eram necessários. Há alguns erros de digitação mas nada que comprometa a leitura e isso é até compreensível já que se trata de uma obra independente.

O Sumiço de Beatriz é um livro que aborda assuntos políticos, conspirações, corrupção e desenvolvimento tecnológico, há também lições de amizade, lealdade e amor. E tudo isso acontece aqui, em terras brasileiras. Se você gosta de tudo isso vale a pena dar uma conferida na obra da Carolina. E talvez você descubra o que aconteceu com a Beatriz...

Ficou curioso com a história? Você pode acompanhar mais informações sobre o livro aqui:
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/399905-o-sumico-de-beatriz 
Facebook: https://www.facebook.com/OsumicodeBeatriz  

E para quem já quer adquirir o seu livro ele está sendo vendido pela Amazon: Compre aqui

- Como eu vou encontrá-la!? Eu não tenho mais nada... não tenho mais pista nenhuma! Não tenho nada!
- Onde está sua fé, Tomaz?! - disse ela, nervosa.
- Ela se foi...


2 comentários:

  1. Oie! Achei bem legal a ideia do livro, bem diferente do que acabo vendo por aí. Único problema que eu talvez teria ao ler, seria exatamente o que você disse, as onomatopéias. Realmente me incomodam, mas... Por parecer um bom livro, acho que dá pra ignorar né? hahaha
    Beijos,
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea!
    Sempre vejo resenhas bem positivas desse livro, mas ele não me chama muito atenção, não só pela capa, mas pelos personagens em si, que não me cativam na primeira olhada, infelizmente. Mas tem uma ideia bem diferente, de fato.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Seu comentário é sempre bem-vindo!
Se quiser receber novidades sobre o blog, siga-nos!
E não se esqueça de deixar o seu link para que eu possa visitá-los...
Volte sempre!