23 junho 2024

Tress, a garota do Mar Esmeralda


 Primeiro, é o seguinte: você precisa compreender que essa é uma história sobre pessoas que são tanto o que parecem ser quanto o que não parecem ser. Simultaneamente. Uma história de contradições. Em outras palavras, é uma história sobre seres humanos.

Em Tress, a garota do Mar Esmeralda, Brandon Sanderson, autor best-seller nº 1 do New York Times, expande o universo Cosmere de O caminho dos reis e da saga Mistborn com uma nova história singular, que é, também, uma excelente introdução à sua magnífica obra.

A única vida que Tress conhecia na ilha onde nasceu, em meio a um oceano verde esmeralda, era simples, com prazeres mundanos como colecionar copos trazidos por marinheiros de terras distantes e ouvir as histórias contadas por seu amigo Charlie.

Porém, quando o pai de Charlie o leva em uma viagem para encontrar uma noiva e um desastre acontece, Tress precisa se esconder em um navio e procurar a Feiticeira do mortal Mar da Meia-Noite.

Sobre as águas sombrias, repletas de esporos e piratas, será que Tress vai conseguir deixar sua vida simples para trás e conquistar seu espaço num oceano em que uma única gota pode significar a própria morte?

Tress é o primeiro livro dos projetos secretos de Brandon Sanderson e se passa dentro do Universo da Cosmere. É um livro de fantasia com um estilo um pouco mais juvenil do que Sanderson geralmente escreve mas com uma construção de mundo incrível para um livro tão pequeno (nos padrões de Brandon Sanderson). 

Tress, a protagonista da história é uma garota de dezesseis anos que mora em uma ilha cercada pelo Mar Esmeralda e adora colecionar copos e conversar com seu amigo Charlie. Quando algo terrível acontece com Charlie ela precisa partir da ilha e se aventurar no perigoso Mar Esmeralda. No caminho ela encontrará novos amigos e inimigos também. Além de conhecer melhor sobre o mundo onde vive e sobre si própria.

O mundo de Tress é composto por vários mares: tem o Esmeralda, o Carmesim e o terrível Mar da Meia Noite entre outros, porém esses mares não são feitos de água, que aliás, é um dos grandes "vilões" da história. Uma pequena gota de água no mar pode causar uma grande catástrofe. 

Se isso já não bastasse para tornar a missão de Tress perigosa ela ainda terá que enfrentar piratas, dragões e feiticeiras além de descobir uma forma de quebrar maldições para salvar não apenas Charlie, mas também os amigos que faz durante a jornada.

Como eu disse no começo, esse livro se passa no universo da Cosmere então temos a presença de Hoid, que é o narrador da história, temos também referências de Mistborn e Elantris, mas mesmo quem não leu nenhum desses livros consegue compreeender perfeitamente Tress. A narração de Hoid é um grande destaque além da sua cômica participação na história, já que ele se encontra em um momento um tanto peculiar e sem um pingo de bom senso.

Tress é uma fantasia sobre amor, amizade e coragem que nos deixa com o coração quentinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Seu comentário é sempre bem-vindo!
Se quiser receber novidades sobre o blog, siga-nos!
E não se esqueça de deixar o seu link para que eu possa visitá-los...
Volte sempre!