Sinopse: Ed Kennedy tem dezenove anos e é taxista. Sua filiação é um pai morto pela "birita" e uma mãe amarga e ranzinza. Sua companhia constante é um cachorro fedorento e um punhado de amigos fracassados. Sua missão pode ser algo de muito importante, com o potencial de mudar algumas vidas. Por quê? Determinado por quem? Isso nem ele sabe. Markus Zuzak procura fornecer essas respostas bem aos poucos neste romance de suspense.
Compre o livro aqui!
Esse é um daqueles livros tão simples que chega a ser complexo. É um daqueles livros que te fazem encarar a vida de um jeito totalmente diferente. Nessa história vamos conhecer Ed Kennedy que foi herói por um dia ao impedir um assalto a banco.
Meu nome completo é Ed Kennedy. Sou taxista, tenho 19 anos. Não sou nada diferente dos outros jovens daqui destes subúrbios - não tenho lá muitos planos pro futuro, e as possibilidades são poucas. Tirando isso, leio mais livros do que deveria, sou um zero à esquerda na cama e não entendo nada de imposto de renda. Prazer.
Resumindo, Ed é um fracassado. Sua companhia é um cachorro fedorento chamado Porteiro, única herança deixada pelo seu pai, que morreu há seis meses de tanto beber. Ele joga cartas quase todos os dias com seus amigos Marv, o ignorante; Ritchie, o preguiçoso; e Audrey, o amor de sua vida. A mãe de Ed é uma pessoa muito simpática - ironia - ela não perde uma oportunidade para demonstrar o seu desprezo por Ed. Ed é taxista e teve que mentir a sua idade pra poder ter o emprego.
Sua vida muda quando ele impede um assalto a um banco depois de uma cena hilária onde ele e Marv discutem sobre a lata velha que Marv chama de carro. Até o assaltante entra na discussão.
- Marv, esse carro é uma vergonha, tá ligado? O troço não tem nem freio de mão, pô! Tá ali parado por causa dos dois tijolos que você colocou nas rodas de trás, cara - tento falar o mais baixo possível - Na maioria das vezes você nem se dá ao trabalho de trancar. Acho até que você quer mais que alguém faça um estrago nele pra você poder receber o seguro.
- Não tem seguro nenhum.
Acho que dá pra concordar com o Ed que o carro é uma verdadeira porcaria, né? Mas ele teve lá sua utilidade, ou deveria dizer inutilidade? É que o mané do assaltante (palavras do Ed) teve a ideia de jerico de usar o carro pra fugir e é lógico que o carro não pegou. Enquanto fugia o bandido derruba sua arma e Ed, por algum motivo que ele nunca irá entender sai correndo atrás do bandido e salva o dia.
Alguns dias depois ele recebe a primeira carta, um ás de ouros com três endereços. E assim a sua jornada começa. Quatro cartas: ouros, paus, espadas e copas. Três mensagens que ele irá levar em cada uma. Algumas são fáceis, outras nem tanto. Mas cada uma mudará a sua vida para sempre, assim como ele vai mudar a vida de outras pessoas.
O livro é um misto de emoções o tempo todo, uma hora você está rindo das trapalhadas de Ed e seus amigos e outra você está chorando ao se deparar com pessoas simplesmente adoráveis como a Milla ou a Sophie. Há também momentos de suspense e angústia, momentos em que ele bate e outros ele apanha.
O fato é que tais missões transformam Ed de uma forma que ele nunca mais será a mesma pessoa, ele passa de um fracassado pra uma pessoa determinada, ele ainda pode não ter um grande futuro pela frente mas o que ele faz será uma grande mudança na vida das pessoas que ele visita.
Porém há um mistério nisso tudo: quem é a pessoa que manda tais cartas? E porque tudo parece minuciosamente planejado? As respostas podem ter sido escritas muito antes do que Ed possa imaginar...
Talvez o nome do autor lhe soe familiar, isso porque Markus Zusak ficou famoso com o livro "A menina que roubava livros", mas os livros não tem mais nenhuma ligação entre si.
Também devo parabenizar a tradução que ficou perfeita já que o Ed usa muitas gírias e palavrões e que foram muito bem traduzidas pra nossa língua.
- Tá tudo bem com você, Ed?
Quando olho e a vejo, não aguento e dou um sorriso.
- Tô esperando - respondo.
- Esperando o quê?
- O próximo às.
Ela é esperta e sabe o que dizer.
- E você está pronto pro próximo?
- Não - encaro e aceito um fato muito claro. - Mas ele vai chegar do mesmo jeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do post? Seu comentário é sempre bem-vindo!
Se quiser receber novidades sobre o blog, siga-nos!
E não se esqueça de deixar o seu link para que eu possa visitá-los...
Volte sempre!